O Carnaval de Jaboticatubas desse ano foi um dos mais seguros da história do município. Com cerca de 8 mil pessoas circulando pelas ruas em cada um dos cinco dias de festa, na sede, em são José do Almeida e nas comunidades rurais, praticamente não houve ocorrências envolvendo a Polícia Militar, resultado do planejamento da prefeitura junto com a ação eficiente da PMMG e demais Forças de Segurança.
De acordo com dados da Polícia, em 2023 houve uma redução de cerca de 70% no total de ocorrências em relação ao último carnaval, realizado em 2020.
A secretária de Cultura, Esportes e Turismo da cidade, Isabel Rocha, ressalta que toda a programação foi pensada justamente para oferecer segurança e conforto aos foliões, permitindo inclusive que famílias inteiras, com crianças e idosos, pudessem circular nas ruas e acompanhar as atrações.
Houve valorização da cultura local, com desfiles de blocos, shows, som mecânico, baterias e matinês, apresentação da Banda de Música Nossa Senhora do Rosário, escolas municipais, estaduais e privada, comunidades quilombolas do Mato do Tição e Açude, com atrações na sede, no distrito e nas comunidades rurais, totalizando 11 blocos, distribuídos nos cinco dias de festa.
Blocos de Rua
Um destaque do Carnaval de Jabó foi a presença dos blocos de rua. Cinco deles foram viabilizados com incentivo financeiro da prefeitura. O valor de repasse foi de R$ 7 mil para cada, oriundos do Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR) e de recursos próprios. O objetivo do auxílio foi fomentar as atrações, proporcionando melhor estruturação, qualidade de som e segurança do público.
Os blocos movimentaram em suas concentrações e desfiles cerca de 4 mil foliões, com mais de 17 atrações. É o Carnaval feito pelo povo e para o povo. Vale ressaltar a participação sempre festejada da histórica Bateria Integração, na qual todos os integrantes são voluntários.
A intenção da prefeitura é ampliar a presença dos blocos no carnaval do próximo ano, valorizando ainda mais os artistas, músicos e o povo, oferecendo atividades durante todo o dia.
Economia
Pela estimativa da prefeitura, mais de R$ 5 milhões foram injetados na economia do município em função do carnaval, reafirmando a vocação da cidade como destino turístico procurado para a festa momesca. Foram cerca e 12 horas de atrações por dia, proporcionando uma maratona da alegria para crianças, jovens, adultos e melhor idade.
Durante o período de carnaval, o município recebeu cerca de 4 mil turistas por dia, com grande parte das pousadas e meios de hospedagem da região apresentando 100% de ocupação.
A secretária Isabel Rocha resume a festa como um sucesso. “Tivemos um evento seguro, alegre, diverso e com atrações preparadas para a família inteira. Nosso município mais uma vez mostra a sua vocação de destino turístico de natureza e festa. Para o ano que vem, vamos ampliar a programação do evento, oferecendo mais atividades para os visitantes e moradores. Estamos muitos felizes com a resultado, que é reflexo da organização da prefeitura, dedicação dos blocos e artistas, trabalho dos comerciantes e responsabilidade dos foliões”.