Siga nos nas rede sociais

 (31) 2010-7100

Quilombos de Jaboticatubas celebram o mês da consciência negra

Em Jaboticatubas, o mês de novembro foi marcado pelas celebrações relacionadas à consciência negra, realizadas nas comunidades quilombolas do Mato do Tição e do Açude.

Assim como todos os anos, os encontros culturais aconteceram em finais de semana distintos. Os quilombos se prepararam para celebrar junto com os amigos, parentes e visitantes as festividades que destacam os costumes, crenças, tradições, histórias, manifestações, danças e músicas. É um momento de transmissão de conhecimento e muito aprendizado. Além da interatividade entre os participantes, os eventos trazem também o valor da cultura afro-brasileira, seus costumes, resgate da história e saberes, valorizando o compromisso, as responsabilidades e as tradicionalidades culturais, que são transmitidas por várias gerações, mostrando a importância da resistência dos quilombos e suas lutas.

Na comunidade quilombola do Mato do Tição, as comemorações aconteceram nos dias 18 e 19 de novembro em um evento recheado de atrações culturais, como o Candombe, a Capoeira, os tambores do Mato do Tição, o Boi da Manta, Congado, Rodas de conversa, Sambas de Senzala, Roda de samba, o Reggae e, de forma muito especial, o lançamento do livro “Quilombo Mato do Tição: Matição é muita Gente”. No quilombo do Açude, as festividades se concentraram no dia 25 de novembro.

As atrações começaram por volta das 14h com a presença do Reinado, rodas de conversa com o tema da consciência negra e humana, rodas de capoeira, participação do Grupo Kandoa, Samba Senzala, Samba do Açude, Reege, Forró, o Candombe e o Baile Afro. Os eventos tiveram o apoio da Prefeitura de Jaboticatubas, por meio do Conselho Municipal de Patrocínio Cultural e Políticas Culturais (COMPAC), o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

on 30 Novembro 2023
Acessos: 559